Os Descendentes de Johann Matthias Jacobi no Brasil
1728 até o presente

website de autoria de  Pedro Jacobi um descendente de Johann Matthias Jacobi


Darcy Castro Bettim
*24/08/1920 +05/10/1985
Darcy Castro Bettim nasceu em S. Borja/RS no dia 24 de agosto de 1920. Seus pais eram Edmundo Pacheco Bettim e Francisca Castro Bettim.


Cabo Bettim do 2o Regimento de Cavalaria e Infantaria de S. Borja, lutou nas operações da Itália pela FEB


 
 
Com 18 anos em São Borja no 2o Regimento de Cavalaria e Infantaria
 
 
 

Darcy se alistou na cavalaria com 18 anos
 
Soldados da cavalaria do  2o RCI de S. Borja
 

Darcy era destemido e ainda novo se alistou no exército para lutar na segunda guerra mundial e defender os interesses do Brasil.

Lembranças da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial:

 
Darcy Castro Bettim  na Itália com a FEB
Com apenas ...anos o Cabo Darcy Castro Bettim, do 2 o RCI de S. Borja/RS embarcou para lutar na segunda guerra mundial. Era o dia 19 de dezembro de 1944.

Ele era um instrutor de lutas a bayoneta e de artes marciais.
Nos anos de 1943 e 1944, durante a 2ª Guerra Mundial, o 2º R C I enviou três contingentes para a Força Expedicionária Brasileira, perfazendo um total de 126 homens.
 
Nos escombros de Monte Castello , na Itália, onde os Brasileiros conquistaram o título de guerreiros e muitos perderam a vida
 
Efeito das bombas em Monte Castello 
 
A histórica batalha de Monte Castello foi longa e cruenta. Foram três meses de lutas incessantes para conquistar o Monte Castello dominado pelos Alemães.

O objetivo do V Exército Americano, do qual o Exército Brasileiro fazia parte,  era atravessar e conquistar a Linha Gótica controlada pelos alemães.

Entre 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, os pracinhas brasileiros efetuaram seis ataques, com grande número de baixas.
Depois que os aliados haviam perdido quase 200 homens nas lutas pela ocupação do monte, em 21 de fevereiro, as tropas da FEB , com seus três regimentos atacou os solados alemães entrincheirados no Monte Castello.
A vitória de Monte Castelo elevou a moral da tropa brasileira que conquistou várias vitórias sucessivas em Soprassosso, Castelnuovo e Montese.
Até o retorno das primeiras tropas ao Brasil, em  18 de julho de 1945, quatrocentos e sessenta soldados brasileiros haviam perdido a vida na Campanha da Itália.
Foram todos sepultados em Pistoia e, mais tarde, trasladados para o Brasil.

 
No final da Segunda Guerra Mundial todos os pracinhas ganharam essa cartilha,  com ilustrações de Walt Disney. Bettim deve tê-la recebido em 14/8/1945, ainda na Itália. Esta relíquia sumariza os feitos da FEB com fotos e relatos históricos.
Era a volta ao Brasil.
 
Família
Darcy casou com Yolanda Silva com quem teve os seguintes filhos
 
-Maria Francisca Silva Bettim
-Iúla Bettim Jacobi
-Maira Silva Bettim
-Niúra Silva Bettim
-Jones Silva Bettim
 
 
esq-dir: Niúra, Maira, Iúla, Francisca, Yolanda (Mãe) e Darcy (Pai) 
 
Darcy com os netos Marcel Bettim Jacobi e Pedro Bettim Jacobi - set 1982 - a bordo viagem Belém Manaus pelo Rio Amazonas
 
Yolanda e Darcy com Pedro Bettim, Iúla e Marcel-  Belém-Manaus, Rio Amazonas 1982
 
 
 
Darcy faleceu em Porto Alegre/DRS no dia 05/10/1985.
Foi sepultado no Cemitério e Crematório Jardim Metropolitano (Valparaíso de Goiás) no mesmo túmulo onde jaz sua esposa Yolanda Silva Bettim.

 


 
 
 
 
Fontes:




- Pesquisas de Pedro Jacobi

 
Principal - Contate-nos
Darcy Castro Bettim    106