Os Descendentes de Johann Matthias Jacobi no Brasil
1728 até o presente

website de autoria de  Pedro Jacobi um descendente de Johann Matthias Jacobi



Johann Jacobi
 *01/01/1841 +11/02/1907


 
Johann (João)  Jacobi 
 
Genealogia de Johann Jacobi segundo Hammann, André, A História da Família Jacobi, não publicado.
Árvore genealógica criada por H. Poulos*  na Geneanet mostra  Johann Jacobi (1841) e seu irmão Joseph (1849), netos de Peter Jacobi e Anna Margareth Unfried Jacobi e seu tio Jakob Jacobi (1822 +1899) que imigraram para o Rio Grande do Sul.

Johann (João) Jacobi nasceu em
Reil, Kreis Bernkastel-Wittlich, Rheinland-Pfalz  , Alemanha. Ele faleceu em 11 fevereiro 1907 em Bom Princípio, RS.

Johann, um imigrante atraído pelo projeto de colonização do RS do Governo Brasileiro, ao chegar ao Brasil teve seu nome Johann modificado para João Jacobi. Ele era, também conhecido por Johannes ou João Jacobi.

Ele foi o segundo Jacobi a chegar no Brasil vindo da Prússia. O primeiro foi o seu tio Jakob Jacobi que chegou oito anos antes, em 1855.

Johann (João) Jacobi um prussiano de 22 anos chegou  em 06/07/1863 vindo de Reil, Prússia, com passagem pela Antuérpia, Bélgica à Porto Alegre/RS.
Um Clipper , navio de imigrantes, do tipo que transportou o meu bisavô Johann Jacobi em 1863 da Antuérpia para Porto Alegre

A viagem durou 58 dias. João chegou no Navio Clipper, remessa Steimann & Cia. Registro # 7328, folha 249. Fonte: Livro "Povoadores do Rio Grande do Sul, 1857 a 1863". Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS). Editora EST, Porto Alegre, 2004.

Em Porto Alegre Johann (João) Jacobi pegou a embarcação Continentista (vapor) com destino a Santa Cruz onde começou a trabalhar em uma fazenda de Rio Pardo **.

Mais tarde, quando  seu irmão Joseph Jacobi chegou ao Brasil, Johann pediu demissão. Recebeu um cavalo, dois cães, um revólver e um lote de animais**.
Infelizmente durante a travessia do Rio Taquari, era época da cheia do rio, perdeu todos os animais em um acidente de barco. ** 

O acidente não abalou Johann que seguiu para  Piedade do Forromeco  (Bom Princípio) onde se estabeleceu, casou e viveu prosperamente.
Em Forromeco  casou com Elisabeth (Gaspari) Kaspary , também natural da mesma região (Reil, Mosel ) na Alemanha.

Junto tiveram 14 filhos.


Elisabeth era filha de Johann KASPARY e Susanna HEIL ela nasceu em 10 julho 1848 e faleceu em 26 novembro de 1936, com 88 anos, também em Bom Princípio, RS.

 
 
Johann Jacobi e Elizabeth Kaspary Jacobi

 
Texto do Correio do Povo
Texto do Correio do Povo de Archymedes Fortini de 09/07/1961 onde é relatado um sumário da família de Johann (João ) Jacobi e de Elisabeth Kaspary Jacobi. Segundo o relato Johann veio da Alemanha para Piedade do Forromeco onde construiu uma rica residência.
O Casal teve 14 filhos:
Pedro Jacobi (Estrela), Suzana Kirsch (Piedade do Forromeco), Irmã Elizabeth (Sta Maria), Catarina Ledur (Bom Princípio), Helena Frós (Machado), João Jacobi (Piedade do Forromeco), Margarida Griehles (Santa Rosa) , Antonio Jacobi (Nova Palma), Alberto Jacobi (Nova Palma), Matilde Gevher (Porto Alegre), Maria Angst (Santo Cristo) e José Jacobi (Bom Princípio).
 
Livro faz menção da história de Peter Jacobi na Batalha de Waterloo

O casal teve os seguintes filhos:

-Catharina Jacobi: casou com José Ledur. Morou em Bom Princípio.

A 03/11/1867 na capella de S. Ignacio da Feliz, filial da S. José, o Colega P. João Schack baptizou solenemente a Catharina Jakobi, nascida aos 23/10/1867, filha legítima de João Jacobi e Elisabetha Caspari, moradores da Feliz, neta paterna de João Jacobi e Anna Christina Kirchen e materna de João Kaspari e Susanna Heil, todos da Pruhsia, sendo padrinhos Matthias Caspari e Catharina Jacobi. E para constar fiz este assento que assignei P. Miguel Kellner, Vigário.

Fonte: Registro # 8 de Batismo Católico da Paróquia São João de São José do Hortêncio - RS. Página 16 do Livro de Batismos 1863-1867.


-Pedro Jacobi: casou com Maria Anschau e se radicou em Poço das Antas em terras que hoje pertencem a Familia Allgayer. Viveu em Piedade do Forromeco, Bom Princípio e faleceu em 1969 em Porto Alegre. Ele foi sepultado no Cemitério da Irmandade Arcanjo São Miguel e Almas em Porto Alegre no mesmo túmulo da sua única esposa e companheira Maria Anschau Jacobi.
Pedro Jacobi em 1924
Pedro Jacobi em 1924
 
 

-João Jacobi:  casou com Alzira Frietzen. Morou em Piedade e foi sepultado em S. Vendelino. (foto)

Aos três de maio de mil oitocentos e oitenta e quatro baptizou o R. P. Fernando Löffler na Capella da Piedade a João, nascido aos trinta de Abril do mesmo anno, filho legitimo de João Jacobi e Izabel Caspari, neto paterno de João Jacobi e Anna Christina Kirchem, materno de João Caspari e Susanna Heil, padrinhos João Kirch e Claudina Carad. G. Ley, Vigário.

Fonte: Registro # 68 de Batismo Católico da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Bom Princípio - RS. Página 56 do Livro de Batismos 1877-1888.

-Susanna Jacobi casou com Johann Kirch e morou em S. Maria da Piedade em S. Vendelino.

Ao 1B de Janeiro de mil oitocentos e oitenta e um baptizou o R. P. Carlos Farrer, na Capella de Na. Sa. da Piedade a Susanna, nascida aos 29 de Dezembro de mil oitocentos e oitenta, filha legítima de João Jacoby e Izabel Caspary, neta paterna de João Jacoby e Christina Kirchem e materna de João Caspary e Susanna Heil, sendo padrinhos Pedro Lermen e Susanna Schneider. Guilherme Ley, Vigário. Fonte: Registro # 2 de Batismo Católico da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Bom Princípio - RS. Página 18 do Livro de Batismos 1877-1888.

Aos Cinco de Maio de mil novecentos e três depois de corridos os banhos do estylo não achando-se impedimento algum na capella de Na. Sa. da Piedade recebi em matrimonio por palavras do presente 2) em presença das testemunhas Pedro Fritzen e João Jacobi os Contrahentes João Fritzen e Susanna Jacobi, elle filho legitimo de Leonardo Fritzen e Maria Anna Agnes, nascido na Allemanha e morador de S. Wendelino, ella filha legitima de João Jacobi e Elisabetha Gaspari, natural e moradora da Piedade, logo lhes dei as benções nupciaes as dez horas duamanha conforme o rito do bispado de que para constar fiz este termo, que assignei P. Rudgero Hermans Vigario. Fonte: Registro Casamento Católico da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Bom Princípio - RS. Página 68- 69 do Livro de Casamentos 1879-1911.


-Helena Jacobi: casou com Felipe Fröes. Viveu nas nascentes do Forromeco.

-Margarida Jacobi: casou com Grieler e morou em Santa Rosa.

-Maria Jacobi: casou com Pedro Angst em S. Vendelino. Após a morte de seu marido Maria foi morar em Santo Cristo. (foto)

-Maria Mathilde Jacobi: casou com Alberto Gewehr com quem teve 12 filhos. Moraram em Harmonia.

-Gertrudes Jacobi: nasceu em 18/07/1882 e se tornou a Irmã Elisabete. Faleceu em 10/07/1963 e foi sepultada no Cemitério Lar S. Francisco em Sta Maria. 

Aos vinte e quatro de Junho de mil oitocentos e oitenta e dois baptizou o R. P. Fernando Löffler na Capella de Nossa Senhora da Piedade a Gertrudes, nascida aos dezoito do mesmo mez e anno, filha legitima de João Jacoby e Elisabetha Caspary, neta peterna de João Jacoby e Christina Kirchem e materna de João Caspary e Susanna Heil, sendo padrinhos João Dries e Gertrudes Auth. Guilherme Ley, Vigário.

Fonte: Registro # 65 de Batismo Católico da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Bom Princípio - RS. Página 34 do Livro de Batismos 1877-1888

-Irmã Walburga Jacobi:  irmã franciscana morreu em 03/03/1905 e foi sepultada no Cemitério Lar S. Francisto em Sta Maria.

-Antonio Jacobi: nasceu em 08/09/1886, casou com Angélica Groewer (04/01/1922 + 10/11/1967). Morou em Nova Columbia e depois em Nova Palmira. Antônio faleceu em 10/11/1967. (foto)

Aos sete de Março de mil oitocentos e oitenta e seis baptizou R. P. F. Löffler na Capela da Piedade a Antonio, nascido aos quatro do mesmo mez e anno, filho legitimo de João Jacobi e Elisabetha Caspari, neto paterno de João Jacobi e Anna Christina Kirchem, materno de João Caspari e Susanna Heil, padrinhos: Antonio Oppermann e Anna Maria Fritzen. G. Ley, Vigário.

Fonte: Registro # 416 de Batismo Católico da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Bom Princípio - RS. Página 70 do Livro de Batismos 1877-1888.


-Alberto Jacobi: nasceu em 18/04/1887. Casou e morou em Nova Palmira. Faleceu em 18/08/1971. (foto)

Aos dezoito de abril de mil oitocentos e oitenta e oito na Capela de Na. Sa. Da Piedade baptizei solenemente o Alberto, nascido aos dezesseis do mesmo mez e anno, filho legitimo de João Jacobi e Elisabetha Caspari, neto paterno de João Jacobi e Anna Christina Kirchem e neto materno de João Caspari e Susanna Heil; sendo padrinhos: Alberto W. Weber e Helena Agnes Saar. Padre G. Räschke, Vigário.

Fonte: Registro # 28 de Batismo Católico da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Bom Princípio - RS. Página 91 do Livro de Batismos 1877-1888.

-Joana Jacobi: casou com Angst e morou em S. Vendelino.

- José Jacobi:  nasceu em 02/04/1877, casou com Margarida Junges. Moraram no Morro Tico-Tico onde hoje são as terras de José Walter Jacobi.  Faleceu em 01/03/1959 e foi sepultado eno Cemitério de Bom Princípio.
 
José Jacobi 

4 Filhos de Johann Jacobi
 
12 filhos de João
Foto rara de doze filhos de Johann (faltam dois)

Johann Jacobi usou o conhecimento de vinicultura, que existia na família Jacobi há séculos em Reil, na Alemanha, e foi o primeiro produtor de vinho da região de Alta-Feliz, isso ocorreu bem antes dos descendentes de italianos iniciarem a produção de vinhos no Rio Grande do Sul.

Aos onze de fevereiro de mil novecentos e sete Johann Jacobi  faleceu de morte natural, na localidade de Piedade do Forromeco, com idade de sessenta e seis anos. Foi sepultado   no cemitério católico da Piedade do Forromeco, Bom Princípio.

Nota falecimento Johann Jacobi
Nota de falecimento de João (Johann) Jacobi


Foi encomendado e sepultado por mim aos treze do mesmo mês no cemitério da Piedade. De que dou fé: P. Roberto Meyer Administra. Fonte: Registro # 1 do ano 1907 de Falecimento Católico da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Bom Princípio - RS. Páginas 7- 8 do Livro de Óbitos 1877-1930.

Na Sepultura, no Cemitério Católico da Piedade do Forromeco em Bom Princípio, consta como data de nascimento de João Jacobi (Johannes (João- Johann)  Jakobi) 10/06/1841, e data de falecimento 01/02/1907. Fonte: Livro "Cemitérios das Colônias Alemãs no Rio Grande do Sul". Autores: Werner Mabilde Dullius / Hugo Egon Petry. Editora Metrópole, Porto Alegre 1985.

Fontes:

-Hammann, André, A História da Família Jacobi, não publicado,
-Schmidt, Nélio, Famílias de Origem Alemã no Rio Grande do Sul Volume I, Genealogia RS, Porto Alegre, 2015
-Relatos diversos dos descendentes de Peter Jacobi
- Pesquisas do Padres Blásio Jacobi e de José Steffens**
Principal - Contate-nos
Johann João Jacobi    208