Os Descendentes de Johann Matthias Jacobi no Brasil
1728 até o presente

website de autoria de  Pedro Jacobi um descendente de Johann Matthias Jacobi


De onde vieram os Jacobi

Nas pesquisas que fizemos sobre a orígem do nome Jacobi surgiram fortes evidências que as famílias Jacobi do entorno de Reil, na Alemanha, de onde vieram os nossos ancestrais, surpreendentemente, se originam da França.
Mapa com um dos primeiros registros de um Jacobi no mundo, feito no Geneanet - Aurillac, França
Um dos primeiros registros históricos, de um Jacobi, feito na Geneanet ocorreu em Aurillac, na França em 1270, durante a idade média, época dos senhores feudais.

Trata-se do professor de direito da Universidade de Montpellier Pierre Jacobi.
Pierre Jacobi foi o autor de uma obra clássica do direito chamada de " A prática de Ouro" onde ele discorre sobre o direito na época.
Pierre era católico e, junto com a sua família financiou a igreja paroquial de Notre-Dame d'Aurillac que era servida por um padre, o parente mais próximo da família. Os Jacobi contribuiam na manutenção com uma anuidade anual e perpétua de 61 libras 9 sols. 25, 1344)

O título de Pierre Jacobi era: Subtilissimi e acutissimi legum interpretis Patri Jacobi, utriusque Júris meritissimi professoris aurea e famosissima pratica.

Outro registro deste século é de Raimondus Jacobi cujo nome foi modificado para Raimond de Jacques. Esse Jacobi foi um cavaleiro cruzado que atuou com o Imperador da França Charlemagne de quem recebeu o título de cavaleiro e o Brasão da Família. Após 1334 o nome Jacobi desaparece e dá lugar ao de Jacques, que prevalece até hoje.

Com o passar do tempo, já entre 1300 e 1500 os Jacobi da região de Aurillac migraram para Nancy, cidade francesa a beira do Rio Mosel (Moselle) grande produtora de vinho de qualidade.
O mapa mostra os primeiros 3 registros de Jacobi todos em Nancy, próximo a Luxemburgo e a 167km de Reil na Alemanha

O primeiro registro de um Jacobi, próximo da Alemenha, vem da cidade de Nancy, a capital do departamento de Meurthe-et-Moselle. Os primeiros colonos de Nancy chegaram em torno de 800DC atraidos pela mineração de ferro.
É nesta região, juntamente com Luxemburgo e Alemanha que são produzidos os vinhos moselle e onde foram apuradas as uvas tipo Jacobi (pinot noir précoce) e riesling

O primeiro Jacobi registrado em Nancy, na geneanet, foi
o Honorável  Johannes Jacobi, de 1485, um tabelião que era o secretário do Duque de Nancy,
Entre 1500-1700: a migração para a  Alemanha e a concentração nas áreas vinícolas dos Rios Mosel, Saar e Reno. Surgem os Jacobi na Holanda.

Aparentemente alguns Jacobi começam a entrar na produção de uva e vinhos pois é quando migram para a Alemanha e se radicam nas principais áreas produtoras de vinhos.
Nesta fase, entre 1500-1700, eles se concentraram primeiramente onde é hoje o Saarland, na localidade de Medelsheim, próxima a capital Saarbrüken e, subsequentemente, na região de Kröv, Reil e Traben-Trarbach em Bernkastell-Wittlicht, na Prússia e na região do Reno.

Os primeiros Jacobi da Alemanha se estabeleceram em Saarland, uma região de Celtas, conquistada pelos Romanos (séculos 1 a 5) e dominada pelos Francos por 1.300 anos. O Saarland existe como unidade da Alemanha somente desde o Tratado de Versaille em 1919.

Eles se radicaram em Medelsheim (veja mais).
Entre 1500-1600 existiram 23 registro de Jacobi na região de Medelsheim

É neste período (1500-1600) quando os os Jacobi se concentravam em Medelsheim,  que surje o primeiro registro de Jacobi em Kröv, as margens do Rio Mosel, no distrito de Bernlastell-Wittlicht a 8km de Reil onde viveram os nossos ancestrais e o meu Quinto Avô Johann Matthias Jacobi.

Entre 1500 e 1600 são registrados os primeiros Jacobi no Distrito de Bernkastell-Wittlich, na municipalidade de Kröv
 
 
Nos trezentos anos seguintes (1600 a 1900) a família Jacobi floresceu e cresceu na região do Rio Mosel, concentrando-se na municipalidade de Reil.

Foi de Reil que nasceu Johann Jacobi, um prussiano de 22 anos que emigrou em 1863,  para o Rio Grande do Sul.

Ele é o patriarca do nosso clã Jacobi no Brasil.



 
 



Fontes:

-http://pt.geneanet.org/nomes-de-familia/JACOBI

-http://gw.geneanet.org/pierfit?n=jacobi&oc=&p=pierre

-http://gw.geneanet.org/delabastide5248?n=de+jacques+raimondus+jacobi&oc=&p=raimond

-http://gw.geneanet.org/jolormon?n=jacobi&oc=&p=johannes



 

 
Principal - Contate-nos
De onde vieram os Jacobi    58